Peças para o próximo leilão

238 Itens encontrados

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  • Jorge Zalszupin - Elegante par de Poltrona "AMEBA", estrutura em jacarandá e estofada em couro na cor Vinho. Med. 70 X 105 X 100 cm.  Nota: ZALSZUPIN, Jorge - Varsóvia, Polônia (1922) - Jorge Zalszupin nasceu em Varsóvia, Polônia, em 1922. Formou-se arquiteto na Romênia em 1945. Sua importância para o design brasileiro merece pesquisa, ainda não realizada. Além de ter sido dono da fábrica de móveis l'Atelier, de móveis modernos, Zalszupin liderou uma iniciativa ímpar: coordenou uma equipe de designers que trabalhavam para quatro distintas fábricas de um mesmo grupo empresarial, o grupo Forsa. Esta é uma experiência rara e talvez única no mundo.Zalszupin imigrou para o Brasil em 1949 e, depois de uma breve estadia na capital da República, estabeleceu-se em São Paulo, cidade que entrava num ciclo de grande crescimento industrial e de grandes transformações culturais. Abriu escritório de arquitetura , tendo como sócio José Gugliota, na primeira metade dos anos 1950. Ao cansar-se de projetar e mandar fabricar móveis exclusivos para as residências de seus clientes, decidiu associar-se a um grupo de marceneiros e produzir pequenas séries. Assim surgiu a fábrica l'Atelier, que logo começou a fabricar móveis de escritórios e que passou de uma marcenaria de procedimentos artesanais a uma indústria com produção seriada. A primeira peça desta série foi feita em 1959 e é uma poltrona apelidada de 'Dinamarquesa' pelos funcionários. Construída de jacarandá e estofada, e ela tem pés palito e o desenho de seus braços e pés frontais lembram as colunas projetadas por Niemeyer para o Palácio do Alvorada.No começo dos anos 1970, com sérios problemas financeiros, l'Atelier foi vendida para um grupo empresarial, que já era proprietário da Laminação Brasil (ferragens), da indústria de produtos plásticos Hevea e da fábrica de computadores Labo. A venda foi negociada com o 'passe' de Zalszupin como diretor de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Desse modo, Zalszupin ampliou a equipe de designers - que já contava com Oswaldo Mellone - incorporando Paulo Jorge Pedreira e Lílian Weimberg, de forma permanente. Os designers batizaram o grupo empresarial de Forsa e passaram a atuar como laboratório de criação.As possibilidades técnicas oferecidas por quatro distintas plantas industriais foram potencializadas pela equipe de designers. Desta forma, a Hevea, que produzia commodities plásticas, ganhou uma linha de produtos muito sofisticada no desenho e firmou uma marca, a Eva, de utensílios domésticos, vendida em supermercados. A própria l'Atelier passou a usar o plástico injetado, produzindo painéis divisórios para escritórios e licenciando a cadeira de concha de polipropileno Hille desenhada por Robin Day. Além dos produtos que foram ao mercado, a equipe de design do grupo Forsa testou dezenas de novas idéias, que formam extraordinário acervo a ser pesquisado e que, certamente, muito influíram na base de atuação de Oswaldo Mellone e de Paulo Jorge Pedreira.A crise dos anos 1980 afetou profundamente o desempenho das empresas do grupo Forsa. A equipe de design se dissolveu no final da década. Oswaldo Mellone e Paulo Jorge Pedreira abriram seus escritórios individuais e Jorge Zalszupin dedicou-se exclusivamente a arquitetura, atividade que nunca abandonara.A partir de 2005, a empresa Etel Marcenaria passou a produzir vários dos itens projetados por Zalszupin para l'Atelier - entre eles a poltrona 'Dinamarquesa' - , privilegiando os objetos da fase artesanal da empresa.
  • SERGIO RODRIGUES - Maravilhoso Espelho com Aparador em madeira nobre, aparador com duas gavetas, (apresenta selo da Editora BLOCH, pertenceu a mesma). Med. Espelho 106 X 106 cm e Aparador 17 X 108 X 30 cm.  Nota: Sérgio Rodrigues (Rio de Janeiro (RJ), 22 de setembro de 1927 Rio de Janeiro (RJ), 1 de setembro de 2014). Foi um arquiteto e designer brasileiro. Junto com Joaquim Tenreiro e José Zanine Caldas, foi o pioneiro a transformar o design brasileiro em design industrial e torná-lo conhecido mundialmente.Iniciou seu trabalho na arquitetura no projeto do Centro Cívico de Curitiba junto com os também arquitetos David Xavier de Azambuja, Flávio Régis do Nascimento e Olavo Redig de Campos.Teve o auge da sua carreira nos anos 50 e 60. Trabalhou com design de móveis de acordo com o modernismo no Brasil, trazendo a identidade brasileira para seus projetos tanto nos desenhos, quanto nos materiais tradicionais couro, palhinha e madeira - exaltando a cultura brasileira e indígena."De fato, nesse momento ele fez coexistir o Brasil-brasileiro com o Brasil-de-Ipanema, cantada mais tarde (1962) por Tom Jobim e Vinicius de Morais na célebre "Garota de Ipanema"(Oscar Niemeyer).Contemporâneo de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, seu mobiliário foi utilizado em larga escala na construção da capital brasileira Brasília."Naquela época (início de Brasília) não se tinha tempo de pensar em desenhar móvel nenhum. Nós usamos móveis correntes no mercado, selecionando como o Palácio exigia. O principal designer a quem solicitei móveis foi Sérgio Rodrigues." (Lúcio Costa).Seu trabalho mais famoso é a poltrona mole de 1957, feita em couro e madeira com inovações de encaixe e estofado que inspiram produtos até hoje. Atualmente, a poltrona Mole integra o acervo do Museu de Arte Moderna (Nova Iorque) (MoMA).O móvel não é só a figura, a peça, não é só o material de que esta peça é composta, e sim alguma coisa que tem dentro dela. É o espírito da peça. É o espírito brasileiro. É o móvel brasileiro. (Sérgio Rodrigues).Ele faleceu na manhã da segunda-feira (1 de setembro de 2014). De acordo com uma das funcionárias do escritório do designer, Sérgio já apresentava um quadro de saúde debilitado há alguns dias. O motivo da morte não foi divulgada.
  • SERGIO RODRIGUES - Raríssima Mesa com Bancos acoplados dito Mesa Pique Nique em peroba do campo e ferro, tampo em vidro (vidro não original), Apresenta selo da Editora BLOCH, pertenceu a mesma). Med. Total mesa com vidro 75 X 110 X 277 cm e Med. com bancos 75 X 165 X 277 cm.  Nota: Sérgio Rodrigues (Rio de Janeiro (RJ), 22 de setembro de 1927 Rio de Janeiro (RJ), 1 de setembro de 2014). Foi um arquiteto e designer brasileiro. Junto com Joaquim Tenreiro e José Zanine Caldas, foi o pioneiro a transformar o design brasileiro em design industrial e torná-lo conhecido mundialmente.Iniciou seu trabalho na arquitetura no projeto do Centro Cívico de Curitiba junto com os também arquitetos David Xavier de Azambuja, Flávio Régis do Nascimento e Olavo Redig de Campos.Teve o auge da sua carreira nos anos 50 e 60. Trabalhou com design de móveis de acordo com o modernismo no Brasil, trazendo a identidade brasileira para seus projetos tanto nos desenhos, quanto nos materiais tradicionais couro, palhinha e madeira - exaltando a cultura brasileira e indígena."De fato, nesse momento ele fez coexistir o Brasil-brasileiro com o Brasil-de-Ipanema, cantada mais tarde (1962) por Tom Jobim e Vinicius de Morais na célebre "Garota de Ipanema"(Oscar Niemeyer).Contemporâneo de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, seu mobiliário foi utilizado em larga escala na construção da capital brasileira Brasília."Naquela época (início de Brasília) não se tinha tempo de pensar em desenhar móvel nenhum. Nós usamos móveis correntes no mercado, selecionando como o Palácio exigia. O principal designer a quem solicitei móveis foi Sérgio Rodrigues." (Lúcio Costa).Seu trabalho mais famoso é a poltrona mole de 1957, feita em couro e madeira com inovações de encaixe e estofado que inspiram produtos até hoje. Atualmente, a poltrona Mole integra o acervo do Museu de Arte Moderna (Nova Iorque) (MoMA).O móvel não é só a figura, a peça, não é só o material de que esta peça é composta, e sim alguma coisa que tem dentro dela. É o espírito da peça. É o espírito brasileiro. É o móvel brasileiro. (Sérgio Rodrigues).Ele faleceu na manhã da segunda-feira (1 de setembro de 2014). De acordo com uma das funcionárias do escritório do designer, Sérgio já apresentava um quadro de saúde debilitado há alguns dias. O motivo da morte não foi divulgada.
  • OSCAR NIERMEYER Atribuído) - Espreguiçadeira "Rio" cadeira de balanço multi laminado de madeira com patina preta e assento em palhinha. Med. 87 X 177 X 62 cm. (procedência apartamento de Copacabana, nos resguardamos em colocar como atribuída pois não possui certificado, o mesmo se perdeu).
  • Maravilhosas e Imponentes Esculturas em bronze representando Casal de Girafas., Med. Maior 130 X 125 cm.
  • Itália Circa 1920/30 - Magnífico Grupo Escultórico em Mármore Italiano representando "O Rapto das Sabinas", (peça com movimento espetácular). Med. 65 X 25 cm. Nota: O Rapto das Sabinas foi o episódio lendário da história de Roma em que a primeira geração de homens romanos teria se originado através do rapto das filhas das famílias sabinas vizinhas. Narrada por Lívio e Plutarco,1 ela serviu como tema para diversas obras de arte do Renascimento e pós-renascentistas, com uma oportunidade de retratar diversos personagens, incluindo figuras heroicamente seminuas, envolvidas numa disputa intensamente passional. Entre temas semelhantes da Antiguidade Clássica estavam, por exemplo, a batalha dos lápitas contra os centauros e o tema da Amazonomaquia, a batalha de Teseu contra as amazonas.
  • Italia - Murano Anos 50 - Maravilhoso Centro de Mesa  em vidro artístico de Murano na cor azul decorado com figura de flor com pó de ouro. Med. 23 X 48 X 36 cm.
  • CESCHIATTI Alfredo - (1918-1989) - Magnífico grupo escultórico em bronze patinado representando AS TRÊS GRAÇAS, base em granito, apresenta selo da fundição Zani. Med. Total 132 X 100 X 100 cm. Nota: Alfredo Ceschiatti (Belo Horizonte, 1 de setembro de 1918 Rio de Janeiro, 25 de agosto de 1989) foi um escultor, desenhista e professor brasileiro. Biografia Sem Título (1978), escultura exposta na Estação SéFilho de pais italianos e neto de gregos, foi à Itália em 1937, beneficiado pelo governo italiano em promover viagens de filhos de imigrantes ao país. De volta ao país, fixou-se na cidade do Rio de Janeiro onde estudou na Escola Nacional de Belas Artes. Foi premiado no Salão Nacional de Belas Artes, em 1945, pelo baixo-relevo do batistério da Igreja de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte. Conheceu Oscar Niemeyer, que lhe encomendou uma escultura para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte. Ceschiatti criou O Abraço, obra de duas mulheres abraçadas. Considerada imoral pelos mineiros, ficou guardada muitos anos até ser finalmente exposta em um jardim da Pampulha. A escultura Duas Amigas foi feita para o Salão Nobre (jardim superior) do Palácio Itamaraty com orientações do embaixador Wladimir Murtinho, que atuava como curador-chefe no projeto de ambientação do Palácio. O gosto do artista pela figura feminina está presente em várias de suas obras.Em 1960 esculpiu, em granito, As Três Forças Armadas, um dos temas no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro. Possui obras em diversos museus brasileiros.
  • ARTE SACRA - Minas - Séc XIX - Magnífico Relicário em madeira ricamente entalhado e policromado com figuras central de Pomba do Divino e Sagrado Coração e ao redor e base com cabeças de Anjos (peça para colecionador). Med. 64 X 46 cm.
  • Europa Circa 1920 - Maravilhoso Par de pinhas em cristal europeu no tom amarelo e translúcido ricamente lapidado, base em bronze torneado (uma possui pequeno bicado no pescoço, não interfere). Mes. 25 X 12 cm.
  • Maravilhoso grupo escultórico em porcelana Europeia ricamente policromada representando "Papagaio pousado sobre tronco".. Med. 40 X 38 cm.
  • Magnífica e grande Fonte em ferro fundido com Cara de Leão. Med. 95 X 85 X 45 cm.
  • EILA Ampola - Maravilhosa Tapeçaria colorida representando figuras florais, peça assinada C.I.E. Med. 122 X 128 cm.
  • CESCHIATTI Alfredo - (1918-1989) - Belíssima Escultura em bronze patinado representando "Contorsionista", peça assinada e com selo da fundição Zani, base em granito. Med. total 64 X 50 cm. Nota: Alfredo Ceschiatti (Belo Horizonte, 1 de setembro de 1918 Rio de Janeiro, 25 de agosto de 1989) foi um escultor, desenhista e professor brasileiro. Biografia Sem Título (1978), escultura exposta na Estação Sé Filho de pais italianos e neto de gregos, foi à Itália em 1937, beneficiado pelo governo italiano em promover viagens de filhos de imigrantes ao país. De volta ao país, fixou-se na cidade do Rio de Janeiro onde estudou na Escola Nacional de Belas Artes. Foi premiado no Salão Nacional de Belas Artes, em 1945, pelo baixo-relevo do batistério da Igreja de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte. Conheceu Oscar Niemeyer, que lhe encomendou uma escultura para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte. Ceschiatti criou O Abraço, obra de duas mulheres abraçadas. Considerada imoral pelos mineiros, ficou guardada muitos anos até ser finalmente exposta em um jardim da Pampulha. A escultura Duas Amigas foi feita para o Salão Nobre (jardim superior) do Palácio Itamaraty com orientações do embaixador Wladimir Murtinho, que atuava como curador-chefe no projeto de ambientação do Palácio. O gosto do artista pela figura feminina está presente em várias de suas obras.Em 1960 esculpiu, em granito, As Três Forças Armadas, um dos temas no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro. Possui obras em diversos museus brasileiros.
  • RAVAGNANI-Elegante abajur em pasta de vidro verde decorado com figuras de andorinhas. Med. 65 cm.
  • Maravilhoso relógio em mármore com bronze representando figura de "Peru", maquina QUARTZ. Med.32 cm.
  • H.FUOERE- Elegante escultura em bronze patinado representando figura de dama sentada com pergaminho, peça assinada base em granito. Med.70 X 35 cm.
  • B.GIORGI-Belíssima escultura em bronze patinado representando "Flautista" base em granito,peça assinada. Med. total 70 X 50 cm.
  • RAVAGNANI- Belo vaso bojudo em pasta de vidro policromado decorado com cenas de caça assinado. Med. 20 X 24 cm.
  • DANGELO- Escultura em bronze (pesado) patinado representando "Touro", base em granito peça assinada. Med. total 46 X 64 cm.

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